Dicas para manter seu guarda-roupas organizado

Share

A falta de organização é um problema sério para muitas pessoas! Como a maioria das pessoas, sei que se eu fosse muito um pouquinho mais organizado, conseguiria melhorar muitos aspectos da minha vida. Mas… por onde começar?! Bom, separei aqui algumas dicas para você organizar primeiro um dos lugares que você mais visita diariamente e muitas vezes nem percebe: o guarda-roupas! Sabia que mantê-lo sempre em ordem pode trazer uma série de benefícios para o seu dia-a-dia?

Antes de começar a colocar ordem na casa, ou melhor, no armário, o ideal é fazer uma faxina geral. Arregace as mangas e tire tudo (tudo mesmo!) de dentro do seu armário! Passe um pano úmido ou com algum produto de limpeza, além de deixar o seu armário cheirosinho isso evita que bichos, como cupins ou traças, acabem com o móvel ou com suas roupas. Se o tempo estiver corrido, você pode fazer esse processo por etapas, limpando e organizado as áreas do seu guarda-roupa separadamente. Por exemplo, arrume as gavetas hoje, amanhã os cabides e em outro dia dê um trato nos sapatos.

Independente do seu tipo de faxina (completa ou por partes), aproveite o tempo em que a área limpa está secando para organizar as suas peças. Dobre camisetas, bermudas, calças, etc. Essa também é uma boa oportunidade para selecionar as peças que você sabe que não vai mais usar e doá-las, além de liberar espaço no seu armário, você pode praticar uma boa ação. Por exemplo, roupas que não servem mais, que não foram utilizadas nos últimos três meses ou que não te agradam mais podem ser passadas para outras pessoas. Sim! Até mesmo aquela sua camisa preferida que era um sucesso durante a adolescência, mas que hoje está no fundo de uma gaveta…

Com as roupas já dobradas em cima da cama, da cômoda ou no chão, olhe para o seu guarda-roupa vazio e visualize a melhor forma de colocar tudo de volta, de forma organizada. Pense como será mais fácil escolher uma roupa em um daqueles dias em que você custou para acordar e precisa se arrumar o mais rápido possível. Seja prático: as roupas mais utilizadas podem ficar na parte da frente.

Agora é hora de colocar a mão na massa! Organize as peças que vão ficar penduradas por categoria (blazer, calça, etc) e por cor, colocando as roupas brancas e mais claras na frente, depois as médias, até chegar nas escuras e as xadrez e listradas por fim.

Uma dica sobre camisas sociais e de gola polo: deixe o primeiro e o último botão fechados na hora de pendurar, isso evita que elas fiquem caindo dentro do guarda-roupa, amassem ou embolem umas com as outras. Use as gavetas para guardar as peças que não precisam estar passadas direitinho, como as roupas íntimas, camisetas, meias, roupas de ginástica, sungas, malhas, etc. Ah, a organização por cores nas gavetas pode fazer a diferença entre demorar uma hora ou um segundo para encontrar alguma roupa!

Para guardar seus cintos e as gravatas, o ideal é usar suportes apropriados que são colocados nas laterais ou portas do guarda roupa. Se o seu armário não tiver um desses, use cabides específicos que servem como organizadores de gravata e podem ser muito úteis. Com os sapatos, a lógica é a mesma: deixe na frente aqueles que você usar com mais frequência.

Agora, dê uma boa olhada e sinta orgulho do seu trabalho! Mas lembre-se que o ideal é fazer essa faxina periodicamente para conseguir manter as coisas limpas e arrumadas. Para facilitar na manutenção e ainda ajudar a quem precisa, vai um desafio: que tal doar uma peça sempre que comprar ou ganhar uma nova? Por exemplo, ganhou uma camiseta, doe uma camiseta mais antiga para liberar espaço.

De vez em quando, deixe as portas do guarda roupa abertas para que o ar circule, o que evita mofo e bolor nas peças. Apesar de tomar muito algum tempo, com essa arrumação você ganha tempo no dia-a-dia e ainda conhece a fundo todas as roupas que tem, podendo até mesmo formar novas combinações.

Até a próxima!

 

* Foto: Freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *