Regador feito com garrafa PET (DIY)

Share

Você está gostando dos posts sobre horta que tenho feito aqui no HOMI? Espero que sim! Nesse texto vou ensinar a fazer uma das ferramentas mais essenciais para quem cuida de plantas: o regador.

É simples: toda garrafa é um regador em potencial! Só tome cuidado com o conteúdo que ela tiver armazenado antes de ser reutilizada. Por exemplo, uma garrafa de cândida pode matar as suas plantas se não for super-hiper-mega-ultra higienizada. Por isso, sugiro que você de preferência às garrafas de refrigerante mesmo, que possuem tamanhos mais interessantes de se trabalhar.

Para fazer o seu regador, você pode utilizar uma garrafa de qualquer tamanho, levando sempre em consideração o tamanho do seu jardim e o peso da garrafa cheia. Por mais que a sua horta seja gigante, pode ser bem inconveniente carregar uma garrafa de cinco litros (e quilos) na hora de regar.

No meu caso, escolhi uma garrafa de Coca-Cola bem pequena, de 250 ml, pois seria o regador ideal para as minhas minis roseiras de parede. Agora vamos ao passo a passo!

garrafas1
Higienize bem a sua garrafa para não jogar resto de refrigerante nas plantas

A primeira coisa que deve ser feita é a higienização da garrafa. O ideal é não utilizar sabão na limpeza interna, somente água em abundância para tirar o finzinho do refrigerante que fica no fundo da garrafa. Para remover o rótulo, talvez você precise de sabão e uma esponja para tirar toda a cola que fica grudada.

garrafas2
Materiais que utilizei para furar a tampinha

Agora é a hora de fazer os furos na tampa do seu regador. Você pode usar uma agulha, um prego, uma chave de fenda ou algo parecido. Eu peguei uma chave de fenda pequena, que já estava separada para fazer esse tipo de trabalho. Para furar com mais facilidade, esquente a ponta do objeto com um isqueiro, fósforo ou vela.

garrafas3
A vela aquece a ponta da chave de fenda e facilita na hora de fazer os buraquinhos

Quando a chave de fenda, prego, agulha… enfim, o que quer que você esteja utilizando, estiver com a ponta bem quente, basta fazer pequenos furos na tampinha da garrafa. Cuidado para não se queimar! Caso você esteja utilizando um prego ou agulha pequenos, talvez seja interessante segurá-los com um alicate ou algo que não transmita o calor.

garrafas4
Os furos não precisam ser simétricos e a quantidade varia de acordo com o tamanho da tampinha
garrafas5
Lixando a tampa antes de finalizar
garrafas6
Como ficou a tampinha da garrafa depois de lixada

Depois de fazer os furos, pode ser que sua tampinha fique com alguns pedaços de plástico derretido próximos aos buracos. Não tem problema! Você pode removê-los com as mãos ou com uma lixa.

garrafas7
Regador de garrafa PET em ação

Agora, basta colocar água na garrafa e começar a usar o seu regador. Ah, lembre-se que cada planta precisa de uma quantidade de água diferente! Além disso, a quantidade de regas é influenciada pela região em que você vive. Eu, por exemplo, moro em Santos, litoral de São Paulo, e aqui é mais quente do que o deserto do Saara ao meio dia. Portanto, quase todas as minhas plantas precisam de regas diárias. Se estiver na dúvida, como eu disse no post anterior, basta colocar a mão na terra e verificar se ela está seca.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *