6 dicas para manter uma barba de HOMI

Share

Há 30 mil anos atrás, no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, o homem começou a aparar os pelos da cara com o uso de lascas de pedra afiada. De lá para cá, muita coisa mudou no jeito de fazer a barba. Inventaram barbeadores elétricos, à prova d’água, descartáveis (com várias lâminas) e até um guia a laser para facilitar na hora de aparar os pelos.

Muita gente acha que basta abandonar a barba eternamente para que ela fique grande e bonita. Isso é um grande mito! Na verdade, para que a sua barba fique realmente boa, é necessário investir muito tempo e isso pode dar mais trabalho do que fazê-la todos os dias. São diversos os cuidados para manter os pelos hidratados e no devido lugar.

Separei aqui seis dicas para deixar as barbas mais bonitas:

1. Higienize

É sempre bom lembrar que você precisa lavar a barba com muito cuidado ao menos uma vez por dia! Dê preferência a um sabonete neutro ou aos shampoos mesmo.

Hoje existe uma série de shampoos e sabonetes específicos para os barbudos. Confesso que nunca experimentei, mas se você já usou, deixe o seu depoimento nos comentários deste post!

2. Hidrate

Barba desidratada não rola! Além de deixar uma péssima aparência, fica quase impossível penteá-la e deixá-la em ordem. Uma dica simples de hidratação é usar um pouco de condicionador de cabelo na barba.

Não recomendo usá-lo diariamente, pois a sua barba pode ficar oleosa. Para a minha, por exemplo, o ideal é hidratar ao menos duas vezes na semana ou quando ela começar a ficar ressecada. Faça testes e veja como funciona melhor para você!

3. Esfolie

Esfoliar a pele por debaixo da barba ajuda a remover camadas de pele morta e sujeira, fazendo com que sua barba cresça mais rápido, forte e bonita. Faça a esfoliação uma vez por semana para manter seus poros limpos e sem cravos.

Existem inúmeros esfoliantes faciais no mercado, mas você pode fazer um em casa, com açúcar ou aveia, por exemplo.

4. Use óleo

São melhores que o condicionador de cabelo, afinal, são produzidos exclusivamente para cuidar da sua barba. Além de ajudar com a hidratação, o óleo deixa a sua barba mais alinhada, dando a impressão de que ela está mais longa. Se sua pele for oleosa, aplique com menos frequência.

Com a popularização das barber shops, você encontra uma infinidade de óleos para barba com os mais diferentes preços.

5. Apare

Assim como o cabelo, aparar “as pontas” da barba ajuda no crescimento dos fios. Além disso, também ajuda a manter o desenho da barba, fazendo com que ela cresça bonita e uniforme.

Quinzenalmente eu vou ao barbeiro para que ele faça o desenho da barba, depois eu mesmo faço manutenção em casa, com um aparelho de barbear e tesoura.

6. Penteie

Quem usa barba grande sabe o quanto é importante sempre ter um pente à mão para dar aquele tapa na barba e no bigode. O ideal é ter um pente pequeno que caiba no seu bolso para você levar para todo lugar.

Se você digitar “pente para barba” no Google, vai encontrar uma infinidade de modelos. Mas atenção: evite os pentes de plástico, eles podem causar frizz. Uma opção interessante para evitar isso e ainda manter a sua barba alinhada são os pentes de cabelo feitos com madeira, que podem ser encontrados em farmácias.

E aí, como está a sua barba?

Até a próxima

5 thoughts on “6 dicas para manter uma barba de HOMI

  1. Muito legal, eu gosto de deixar a barba crescer mas tenho dificuldade para manter.
    Pelo que percebi isso acontece justamente pelo fato de eu não saber como cuidar dela, eu só lavo com shampoo mas nada do restante eu cheguei a fazer.

    OBS: Quando minha barba cresce muito, quando eu dumo de cabeça para baixo, acordo no outro dia com uma certa dor na pele, igual quando usamos muito gel no cabelo, e o coro cabeludo dói depois de um certo tempo para abaixar, alguma dica para que eu não venha ter esse problema?

    Muito legal o site, estou gostando demais. Valeu.

    1. Lucas o cabelo da barba não cresce do mesmo tamanho alguns nace mais rápido recomendo q espere grande e Vc apara assim fica td i qual é bonita a barba desenhada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *