Horta em casa – Por onde começar?

Share

No post anterior eu expliquei como comecei a minha horta em casa e acabei me apaixonando pelo cultivo de plantas. Tudo começou com duas garrafas pet, mas hoje a horta já ocupa toda a lavanderia da minha casa, que é bem grande! Agora chegou a hora de explicar como você pode plantar sua própria comida.

Para ter uma horta em casa, basta escolher um lugar que tenha, no mínimo, quatro horas de sol diárias. Seja uma sacada de apartamento, quintal de casa, na janela da cozinha ou da área de serviço, não importa. Mas, cuidado: sol demais vai secar as plantas!

Na hora de escolher o que plantar, o ideal é começar sempre por plantas que exigem menos cuidados, como: alecrim, orégano, manjericão, boldo, salsinha, cebolinha, pimenta, hortelã e coentro. Além de você ter uma maior probabilidade de sucesso, elas ainda são mais fáceis de encontrar. Você pode comprar essas mudas em supermercados, floriculturas, feiras livres, etc.

jar5
Vaso de Hortelã

Você pode plantar qualquer coisa, mas o espaço e o clima da sua região são o limite. Hoje eu tenho dois pés de abacate que plantei da semente da própria fruta. Eles não param de crescer e, mesmo já estando em um vaso bem grande, terei que plantá-los na terra muito em breve.

Falando sobre vasos, quase tudo pode virar vaso. Você pode comprar vasos de plástico e/ou barro em supermercados ou lojas de flores, mas, se preferir, é possível reutilizar garrafas, potes, canos, calhas, caixas… Quase tudo é um vaso em potencial! O mais importante é que ele tenha furos na parte de baixo para drenar a água e não apodrecer a raiz.

jardineiras1
É muito importante fazer furos na parte de baixo do vaso para drenar a água

ALERTA DE SPOILER: Aos poucos, postarei vídeos e textos ensinando como fazer vasos de diversos materiais e como usar corretamente os vasos “industriais”. Outros materiais, como garrafas de vinho, cerveja ou até mesmo xícaras antigas podem ser usados para fazer vasos decorativos, que ficam muito bonitos com flores.

Vamos montar o vaso? Se o seu vaso for alto, utilize argila expandida e areia no fundo para ajudar na drenagem. Se for muito baixo, pule essa etapa e coloque diretamente a terra. Use sempre uma camada de adubo por cima da terra. Eu prefiro usar esterco de vaca, que se vende pronto, ou húmus de minhoca, que também é fácil de achar.

jar1
Coloque argila expandida no fundo do vaso para ajudar na drenagem
jar2
O vaso já está quase pronto… só faltam as plantas!

Nunca se esqueça de regar regularmente a sua horta. Caso contrário, ela vai secar, morrer, e todo seu trabalho irá ironicamente por água abaixo. Não existe uma regra fixa sobre quantas vezes você deve regar sua horta, afinal, cada planta exige uma quantidade de água diferente. Outra coisa que influencia bastante na quantidade de vezes que você regará sua horta é o clima da sua região. Uma boa dica é verificar sempre se o solo está seco. Se estiver, é hora de regar, mas tome cuidado para não encharcá-las. Ninguém quer matar as plantas afogadas, certo?

jar3
Coloque bastante água no vaso antes de plantar as mudas para a terra assentar

Você pode plantar diferentes espécies no mesmo vaso, desde que tenham mais ou menos o mesmo porte (e não sejam “concorrentes”) e espaçamento adequado. Basta buscar no Google para saber se as duas mudas que você quer plantar podem ficar no mesmo vaso ou não. Nesse caso, eu plantei tomate cereja e morango.

jardineiras5
Depois do vaso pronto, é hora de plantar as mudas!
jardineiras6
É muito importante adubar regularmente suas mudas, nesse caso, usei húmus de minhoca

Para finalizar, adube no mínimo mensalmente a sua horta. Isso garante que a terra tenha sempre os nutrientes necessários para as plantas continuarem crescendo. Fazendo tudo direitinho, você terá alimentos frescos e livres de agrotóxicos para utilizar na sua cozinha. Além disso, como eu já disse no outro post, ter uma hortinha em casa é mais saudável, beneficia o meio ambiente e, o principal, faz muito bem para a mente.

jar4
Se quiser, coloque plaquinhas de identificação nos seus vasos

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *